Gula Sagrada - estripulias de um engenheiro na cozinha!

Um dos sete pecados capitais! Opa! Se a gula é pecado, então sou um pecador até meu último fio de cabelo. Adoro boa comida! Adoro preparar boa comida! Tanto que resolvi colocar neste espaço as receitas que uso em meu dia-a-dia aqui em casa, de forma que não só eu pudesse me lembrar delas, mas também que eu pudesse compartilhá-las com as pessoas que já as experimentaram. Mas cuidado... Passe no confessionário depois!

Nome:
Local: Guaratinguetá/São Paulo/São Carlos, SP, Brazil

21 fevereiro, 2010

FRANGO À CAÇADORA

Esta é uma receita siciliana que encontrei na net, e muito parecida com uma que minha avó fazia quando eu era criança.

Ingredientes
1 frango de 1,5 kg cortado em pedaços e sem pele
300 g de tomates maduros sem pele
3 pimentões vermelhos, ou 1 vermelho, 1 verde e 1 amarelo
1 pimenta vermelha pequena
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
1 dente de alho finamente picado
1 copo de caldo de carne
1/2 copo de vinho branco seco
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
farinha de trigo para polvilhar
sal e pimenta-do-reino agosto


Modo de preparo
Lave bem o frango e seque-o com papel toalha. Tempere-o com sal e pimenta do reino moída da hora e deixe-o descansar por uns 15 minutos para pegar o tempero. Passe os pedaços na farinha de trigo, como se fosse empaná-los.
em uma caçarola grande, coloque um pouco de azeite e refogue os pedaços de frango em fogo moderado por aproximadamente 20 minutos, virando-os para que dourem por igual. Se for necessário, divida o frango em duas porções e refogue-as separadamente.
Polvilhe com um pouco mais de pimenta-do-reino e junte o vinho. Deixe evaporar e refogue aí o alho picado e a pimenta vermelha também finamente picada. Acrescente os tomates passados na peneira.
Deixe em fogo moderado e sempre que necessário, acrescente um pouco do caldo de carne, até que os pedaços de frango fiquem macios.
Finalmente junte os pimentões picados, e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente o manjericão picado e sirva.

Observações
Me lembro que minha avó acrescetava algumas ervas picadas ao frango logo após lavá-lo, ou em algumas vezes ela fazia a famosa mistura de sal com alho esmagados no pilão de madeira, à qual acrescentava salsinha e cebolinha verde, e com essa mistura ela temperava o frango antes de passá-lo na farinha.
Uma outra coisa que me lembro é que ela descaroçava algumas azeitonas pretas, e as fatiava, acresacentando-as ao refogado junto com o alho picado e a pimenta.
Aliás, tenho usado aquela pimenta biquinho, pouco ardida, pois nem todas as pessoas gostam de uma boa malagueta....